É possível viver sem regras ?

15/06/2020

Há coisas que fazemos de forma tão automática, que não paramos para analisar o porque fazemos.

Acreditamos que somos livres, mas na realidade, estamos presos em uma rede de condutas, que desde o nascimento até a morte, dirigem nossas ações.

Segundo, o Jusfilósofo, Noberto Bobbio, o direito é um conjunto de normas. E, é por isso, que é importante tomarmos consciência do normativo, em nossa existência individual e social.

Vamos refletir:

A história pode ser imaginada como uma imensa corrente de água que escorre com violência, é necessário uma barragem para controlar essa imensa torrente fluvial.

Em nosso mundo, essa barragem são as regras de conduta, impostas pelas leis, pelos preceitos religiosos, por regras morais, sociais etc.

Essas regras detém as paixões, os instintos, os interesses, dentro de certos limites, e que permitem a formação de uma civilização.

As civilizações são caracterizadas por suas normas. O que é permitido e proibido, nos revela como era conduzida a vida do individuo.

Deixo uma reflexão a todos, você acredita que é possível viver sem regras? ou ainda, será que é possível viver em uma sociedade em que cada um cria as suas próprias regras ?


https://brunapinellim.jusbrasil.com.br/artigos/860333657/e-possivel-viver-sem-regras?ref=topbar