Clonagem de WhatsApp, cuidado com o golpe!

O golpe ocorre da seguinte forma:


O criminoso liga ou envia uma mensagem se passando por um funcionário de site de compra ou de um banco e diz que estará encaminhando um código promocional ou código de confirmação. Ele pede para que a vítima informe esse código que, na verdade, é a verificação do WhatsApp e com ele o criminoso consegue clonar a conta do consumidor.


Após a clonagem, o criminoso passa a enviar mensagens para os contatos da vítima, se passando por ela, pedindo dinheiro. As desculpas para solicitar dinheiro emprestado são as mais diversas, e na maioria das vezes os alvos principais da investida são os parentes mais próximos e amigos que, acreditando na mensagem, acabam depositando ou transferindo valores seguindo as coordenadas do criminoso.


Como evitar o golpe:

a) Ative a "Confirmação em duas etapas" no WhatsApp. Acesse o link e veja como: https:// faq.whatsapp.com/general/verification/about-two-step-verification/?lang=pt_br

b) NUNCA forneça o código verificador que você recebe via SMS em seu celular. 

c) Não instale apps de terceiros ou compartilhe informações pessoais a pedido de ninguém pelo whatsapp.

d) Desconfie de situações em que a pessoa solicita a realização de transferências e pagamentos em caráter de urgência.

e) Ligue para a pessoa que solicitou o dinheiro e verifique se realmente é ela quem está solicitando a transação.


Caso tenha sido vítima, o que fazer:

Vítima do celular clonado

a) Envie um e-mail para support@whatsapp.com com o assunto "CONTA HACKEADA - DESATIVAÇÃO DE CONTA". Relate o ocorrido e siga as instruções do provedor.

b) Em posse de todas essas informações, procure a Delegacia de Polícia mais próxima de sua casa ou registre um Boletim de Ocorrência Eletrônico através do site da Delegacia Eletrônica https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/home na opção OUTROS CRIMES.

c) Peça para amigos e familiares excluírem o telefone clonado de grupos e alertarem o máximo de contatos em comum sobre o ocorrido.


Vítima foi quem fez o pagamento:

a) Entre em contato com o banco e tente bloquear o valor.

b) Providencie cópia (prints) das conversas realizadas, bem como do comprovante de pagamento.

c) Em posse dessas informações, procure uma Delegacia de Polícia para o registro de Boletim de Ocorrência.